Mitos e verdades da Depilação.
1° Raspar com lâmina pode engrossar os pelos ?
Mito. "A lâmina faz apenas um corte, não muda a espessura" afirma a dermatologista Maria Fernanda Gavazzoni. A haste do pelo é mais grossa na parte central e na raiz e mais fina na ponta exposta. A lâmina corta o pêlo no meio da haste. Após uns dois dias, o pêlo começa a crescer exatamente a partir dessa parte mais grossa que já existia e, assim, há a falsa impressão de que os pelos engrossam.
2° Fazer depilação com cera ouente nas pernas aumenta a quantidade de varizes ?
Mito. A cera quente pode provocar uma dilatação temporária dos vasos, mas muito rápida. "O 'trauma' que a cera causa é apenas na superfície da pele. Não faz sentido afirmar que depilação com cera quente resulta
em varizes", comenta a dermatologlsta Carla Albuquerque. O angiologista e cirurgião vascular Ricardo Tebaldi explica que as veias varicosas ficam abaixo da hipoderme, uma camada mais profunda do que a cera pode atingir. "Mesmo os indesejáveis vasinhos não sofrem a ação da cera quente. Apenas os pacientes com trombose superficial da perna (tromboflebites) e com veias que romperam e sangraram recentemente
devem ter cuidado com qualquer tipo de depilação", completa ele.
3° Retirar completamente os pelos da virilha traz riscos à saúde ?
Verdade. Alguns ginecologistas reprovam a técnica da depilação completa porque os pelos pubianos servem de proteção contra a invasão de bacterias nessa área. Mas, ao mesmo tempo, o excesso de pelos e a falta de higiene podem contribuir para o acúmulo de bacterias.
4° Dói mais depilar antes ou durante o período menstrual ?
Verdade. A depilação deve ser feita até 10 dias antes do começo do ciclo. No período pré-menstrual, o organismo retém água e a pele estica, aumentando a sensibilidade à dor. "Devido as alterações hormonais próprias da fase, há uma diminuição da resistência à dor, sendo mais difícil suportá-la", diz a dermatologista Carolina Marçon.