A importância das proteínas na dieta

Olá Meninas,

Lendo coisas pela net, encontrei um texto que falava sobre a importância das proteínas na "dieta".  Resolvi publicar a matéria aqui para que assim como eu vocês possam entender e melhorar mais na alimentação. Visto que buscamos ter uma alimentação balanceada e ter como resultado saúde e disposição, achei interessante compartilhar. Adicionei um trecho em vermelho ao texto para facilitar o entendimento. O texto é um pouco longo, mas vale a pena. Boa leitura!


A importância das proteínas na dieta
As proteínas têm papel fundamental no organismo. Agindo na reparação e construção de tecidos, elas são essenciais em dietas para perder gordura e em exercícios físicos.
A molécula de proteína é construída a partir de seus aminoácidos. São cerca de 200 presentes na natureza, mas apenas 21 são metabolizados pelo organismo humano. Entre estes, há oito que são chamados essencias, isto é, não sendo sintetizados pelo nosso organismo, devem ser fornecidos pelos alimentos. Os outros 13 produzidos no organismo são chamados de não-essenciais.

Aminoácidos essenciais: Leucina, isoleucina, lisina, valina, fenilalanina, triptofano, metionina e treonina (a histidina é um aminoácido essencial na infância).

Aminoácidos não-essenciais: Alanina, arginina, ácido aspártico, aspargina, ácido glutâmico, cistina, cisteína, glicina, glutamina, hidroxiprolina, prolina, serina e tirosina.

Os aminoácidos essenciais contribuem consideravelmente para o aumento da resistência física, pois durante as atividades de longa duração são utilizados pelos músculos para fornecimento de energia.
Dentre as fontes de proteínas completas, aquelas que contém todos os aminoácidos essenciais em quantidades e proporções ideais para atender às necessidades orgânicas, estão: os ovos, o leite, a carne, o peixe e as aves. Os alimentos de alta qualidade protéica são essencialmente de origem animal, enquanto a maioria das proteínas vegetais (lentilhas, feijões, ervilhas, soja, etc) são incompletas em termos de conteúdo protéico e, portanto, possui um valor biológico relativamente menor.
Entretanto, convém compreender que todos os aminoácidos essenciais podem ser obtidos diversificando o consumo de alimentos vegetais, cada um dos quais com uma qualidade e quantidade diferentes de aminoácidos.

Para que servem as proteínas?
Para que servem os aminoácidos?
Aproximadamente 75% da matéria sólida do corpo é constituída por proteína ou possui proteínas como componentes importantes. Isto inclui proteínas estruturais, enzimas, genes, proteínas transportadoras de oxigênio, proteínas musculares entre outros que realizam funções específicas no corpo. Uma molécula de proteína não pode ser manufaturada pelo corpo até que todos os aminoácidos necessários estejam presentes.
Na realidade, todos os aminoácidos nutricionalmente essenciais devem estar disponíveis no local da síntese de proteína antes que qualquer um deles possa atuar. Isso significa que a cada refeição ingerida deve conter todos esses aminoácidos essenciais em quantidade suficiente para efetuar a síntese de proteína.
Se alguns deles não estiverem presentes, quando necessário, os outros poderão ser estocados nas células até que venham a ser utilizados, degradados pelo fígado e utilizados como energia.
A energia excedente pode acabar sendo estocada em forma de células de gordura.

Como os aminoácidos agem no corpo?
Quando comemos um alimento proteico (carne, soja, etc) as proteínas são digeridas no sistema digestor. Nessa digestão as proteínas são quebradas em aminoácidos que são absorvidos pelo intestino caindo na corrente sanguínea. A partir desse momento os aminoácidos circulam pelo sangue, sendo rapidamente utilizados ou estocados nas células. Quando uma célula precisa de uma determinada proteína ela convoca, do estoque ou da corrente sanguínea, os aminoácios necessários para montar essa proteína em seu interior. A esta montagem chamamos síntese proteica.

Uma vez penetrados na corrente sanguínea, os aminoácidos são rapidamente transportados através do corpo. Um pequeno número deles é utilizado imediatamente, dependendo das necessidades dos vários tecidos nessa ocasião. Num intervalo de tempo equivalente a 10 minutos, todos os aminoácidos são usados na síntese de proteína ou são armazenados.
O excesso de aminoácidos é utilizado como parte de energia ou estocado na forma de gordura branca. Os aminoácidos são estocados principalmente no fígado, mucosa intestinal, sangue ou no interior das células na forma de proteínas intracelulares.
Imediatamente após os aminoácidos terem penetrado na corrente sanguínea, suas concentrações se elevam discretamente, devido à rapidez com que são utilizados ou estocados. Durante o período de um dia, os aminoácidos são sistematicamente reconvocados e transportados pelo sangue até os locais onde são requisitados.
Vários gramas de proteínas são transportados a cada hora na forma de aminoácidos circulantes. O crescimento muscular depende da eficiência com que os aminoácidos atingem os tecidos que necessitam deles.

Os aminoácidos se combinam com vitaminas e minerais e servem como matéria prima para que o corpo fabrique enzimas, hormônios e outros agentes metabólicos.

           Trecho em vermelho adicionado por mim para facilitar o entendimento ao texto.

Espero que tenham gostado. 
Bjooss Va. 

Sobre a autora: Serva do Senhor Jesus, publicadora na web e nas horas vagas artesã. Google Plus | Facebook

16 comentários:

  1. Va,

    Saudadinha de vc ...

    É realmente a proteína é bem legal, ajuda mesmo, inclusive um amigo meu médico disse que ingerir proteína magra depois do treino ajuda a emagrecer. Legal, né !

    Bjs
    Suzana

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    1. Oii Suzana!!
      Parece que a proteína realmente ajuda, mas como não encontrei base para fazer essa afirmação que emagrece resolvi não colocar aqui. Mas legal que vc trouxe com a afirmação de um médico. Obrigada bjooss Va.

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  2. ótimo texto é sempre bom buscar mais informações para melhorar nossa RA
    bju

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    1. Oii Roh, é vdd devemos sempre estar atentas e melhorarmos o possível. Nosso corpo agradece rrsrs. bjinhooss Va

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  3. Eu adotei a prática de colocar uma fonte de proteína em todas as refeições.
    Depois de meses, noto que os cabelos estão muito melhores. :)

    Beijão, adorei o post!

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    1. Puxa essa do cabelo não sabia. Preciso que os meus parem ou pelo menos diminuam a queda. obrigada pela dica. bjos Va
      http://justva.blogspot.com.br

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  4. Va,

    Adorei o texto.

    Você costuma jantar o que ?

    bjs

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    1. Oi Andressa, então nessa pergunta você me pegou rsrsrs.
      O jantar é a refeição que eu costumo comer mais guloseimas. E as calorias normalmente são altas mas a quantidade nem tanto.
      Depende muito da fome. Por exemplo: num dia que estou com muita fome janto como se fosse um almoço.
      Mas tem dias que não estou com fome aí tomo um nescau ou como uma fruta ou uma gelatina.
      Tem dias que quero comer besteiras tipo pizza, pão de queijo e coisas do tipo..
      Eu controlo tudo pelas calorias do dia.
      Mas claro ótimas pedidas para o jantar são:
      Exemplo 1: boa salada, proteína(carne, soja..), feijão(cereais), suco de frutas natural e uma fruta ou gelatina/pudim zero de sobremesa. (quase um almoço, opte por ter bastante legumes, saladas e menos dos outros itens que a caloria do prato fica menor)
      Exemplo 2: Pão, salada, ovo na chapa e ricota. Suco de frutas. Alguma sobremesa..
      Exemplo 3: Sopa de legumes.
      Exemplo 4: Saladas e ovo cozido.

      Tenho uma dica boa de sobremesa que é geladinho. Geladinho é um suco desses artificiais de preferência zero (se bem que os da tang são os mais gostosos) e coloca em saquinho de geladinho e coloca no congelador ou freezer. Se o geladinho for de suco zero não terá calorias, se for da tang ou desses com açúcar aí tem que fazer as continhas das calorias pela quantidade que render. O meu feito da tang rende cerca de 17 geladinhos e isso dá 6kcal por cada geladinho. Geladinho em algumas cidades é chamado de sacolé.
      Esse geladinho ajuda naqueles momentos em que queremos comer qq coisa doce.
      Bem não sei se expliquei direito o que vc queria saber, mas pergunte que eu tentarei responder. Tem alguns exemplos de meus cardápios ali no marcador meus cardápios ali na lateral direita do meu blog. bjoos Va.
      http://justva.blogspot.com.br

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  5. Vá esses textos são muito importante para que tenhamos um pouquinho mais de conhecimento sobre o que estamos fazendo, para não errar na hora da escolha dos alimentos. Muitas vezes temos as ferramentas nas mãos, mas não sabemos manuseá-las.
    Muito útil e interessante esse texto!
    Bjo Gih♥

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    1. Oii Gih, seja bem vinda!
      Realmente precisamos mesmo saber como estamos nos alimentando.
      Obrigada pelo apoio bjoos Va.
      http://justva.blogspot.com.br

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  6. Gostei muito do seu texto, como a Roh disse é muito bom encontrar informações para contribuir com a nossa reeducação alimentar! :)

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    1. Oii, bem o texto não é meu.. Exceto a parte de introdução e o texto em vermelho. Mas sim as informações devem ser retransmitidas e aí todas poderemos ter o entendimento e melhorar a nossa alimentação e saúde. bjoos Va.
      http://justva.blogspot.com.br

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  7. oi va... não deixo nuca de coer proteinas, elas são fndamentais
    beijos e boa noite

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    1. ai ai Fabi, eu antes nem sabia da importância delas. Mas já não deixava de comer pq eu gosto mesmo rsrrs. É bom saber que tem coisas que gostamos e que consumimos e não são apenas "lixo".
      Viva a proteína! Graças à DEUS!
      bjoos Va.

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  8. Nossa adorei a materia!!! Interessante mesmo!!!!
    Beijos

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  9. Oi Va adorei o texto, bastante informação, sou nova por aqui estou adorando, eu e minha filha fizemos um blog #embuscadotamanho36# para nos ajudar e incentivar na perda de peso e acho que visitando outros blogs ajuda bastante, passarei sempre por aqui! Bjss

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