Diário Alimentar: uma ferramenta de perda de peso bem sucedida.

Diário Alimentar: uma ferramenta de perda de peso bem sucedida.
Segundo a revista Time, em comparação com outros métodos de perda de peso, pessoas que mantinham um diário alimentar perderam uma média de 8 kg em um período de 6 meses, enquanto pessoas que seguiam dietas, mas que não mantiveram diário alimentar só perderam 4 kg para o mesmo período.

Sempre digo que devemos manter um diário alimentar, mas também sei que é difícil manter a motivação para se escrever tudo o que comemos, mas tenham paciência que com o tempo vira rotina e passa a ser mais prazeroso. Posso dizer por experiência própria que foi o melhor método de controle da alimentação que eu já experimentei. Vamos ver as vantagens, como e por que usar o diário alimentar?

Como usar um diário alimentar?
Para usar o diário é fácil.  Escrever pode sim ajudar a atingir impressionantes resultados de perda de peso.
Imagino apenas 3 passos são suficientes para termos uma boa perda de peso utilizando o diário alimentar.
1° Escrever tudo que você consome, em detalhes, como: comer sete biscoitos, um pote de 200 ml de melão, uma fatia de pão, etc... e pode ser adicionada também a hora da alimentação.
2° Avaliar tudo o que foi ingerido no dia e verificar o que pode ser reduzido ou melhorado em termos nutricionais.
3° Passar a fazer melhores escolhas de alimentos, seja em termos de calorias ou em nutrientes.

Por que um diário alimentar?
A maioria das pessoas pensam que sabem o que comem, mas normalmente possuem apenas uma ideia geral e tendem a ter memória seletiva, especialmente quando se trata de alimentos que não são tão bons para nós. Outras coisas que não percebemos são: Quantidade do que estamos comendo e quais os alimentos que consumimos que estão contribuindo para a obesidade.
Com um diário alimentar detalhado, podemos ver de onde as calorias extras são provenientes. Os registros podem nos ajudar a identificar os hábitos alimentares que precisam ser modificados.


Vantagem do uso de um diário alimentar
1° Promove uma alimentação mais saudável por reduzir lanches desnecessários.
2° Âmbito de melhoria: Um diário alimentar irá mostrar onde a sua dieta está faltando. Se você perceber que não está comendo legumes ou frutas suficientes, você vai começar a adicioná-los à sua dieta. Se você é uma pessoa ocupada, um diário alimentar vai mostrar onde você está perdendo em certos tipos de alimentos e nutrientes necessários a manutenção da saúde do corpo.
3° Fator Tempo: Um diário alimentar também irá revelar quando você está comendo. Se você gastar três ou quatro noites por semana comendo jantares tardios, você pode perceber que você deve comer mais cedo.
4° Padrão das refeições identificado: Seu alimento diário também irá revelar se você está a petiscar muito ou  a não comer refeições suficientes todos os dias. Não comer o suficiente é tão ruim quanto comer em excesso, porque ele diminui o seu metabolismo. Portanto, preste muita atenção quando você está comendo, se você quer perder peso.

Assim, mantendo um diário alimentar, conseguimos visualizar bem o estado da alimentação e da dieta e temos a chance para melhorar os resultados de perda de peso imediatamente.

bjos Va.
https://justva.blogspot.com

Um comentário:

  1. Oi Va, tudo bem? Assino embaixo desta dica, é super importante para quem quer perder peso. Nos últimos 3 anos engordei 12kgs e não estava tendo sucesso para emagrecer, então assisti um programa no Discovery Home&Health Comendo Escondido, que mostra pessoas que "pensam" que estão comendo corretamente e de forma saudável, mas como não anotam, nem tem controle, acabam extrapolando e engordando. Foi então que decidi fazer o meu diário. Uso um app no meu celular onde anoto tudo e ele já me informa as taxas de nutrição e coloca uma meta de calorias para o peso que eu desejo perder semanalmente, tem gráficos, etc, é o My Fitness Pal. Desta forma, consegui em 4 meses, perder 7 kgs sem passar fome e com as ferramentas necessárias para analisar o que pode ser melhorado, etc como mencionado na sua postagem :)
    Mas qualquer um pode fazer seu diário, antes de ter o app eu fazia numa planilha do excel, papel, etc rsrs
    Ótima dica, realmente funciona :)
    Beijosssss e boa semana!

    ResponderExcluir