Colete de tricô com decote V e pala delicada

Receita passo a passo Colete decote V com pala delicada.


Receita passo a passo colete de tricô para meia estação. Esse eu fiz para a minha avó. Aqui usei a linha fiocel, que na minha opinião é bem fresquinha e ideal para dias com temperaturas amenas ou de meia estação.
O colete foi feito baseado na receita Colete La Bluette da pingouin, fiz algumas pequenas adaptações  para que se adequasse ao meu estilo e também ao meu modo de tricotar. 

  

Abaixo a receita com as minhas adaptações. Espero que gostem.
 
Lista de Materiais:
3 bolas fio fiocel da pingouin na cor preta;
Par de agulhas para tricô número 4;
Agulhas auxiliares de tricô número 4 ou menor e
Agulha para costura.

Pontos empregados:
Barra 1/1 – 1º carreira: * 1 meia, 1 tricô *.
Barra 2/2 -  2º carreira: * 2 meia, 2 tricô *.
Ponto Meia - direito em meia, avesso em tricô.


Amostra: Um quadrado de 10 cm em ponto meia = 24 pontos x 31 carreiras.

Como fazer o colete:
Costas - Montar 96 pontos e tricotar em barra 2/2 por 10 cm (= 28 carreiras). 

Seguir o trabalho em pontos meia. A 35 cm (= 74 carreiras) do início, formar os raglãs. Para formar os raglãs, diminua de cada lado, a cada 2 carreiras 1 ponto (10 vezes). A 41 cm (= 94 carreiras) do início, reserve os pontos na agulha auxiliar.

Frente - Fazer como as costas até obter  35 cm do início (= 74 carreiras). Formar a abertura do decote, remate os 8 pontos centrais e continuar trabalhando cada lado separadamente. Use agulhas auxiliares para facilitar o trabalho.
Formar o decote, remate a cada 2 carreiras 6 pontos (6 vezes). Ao mesmo tempo, formar o raglã como nas costas (Diminua de cada lado, a cada 2 carreiras 1 ponto. (10 vezes)).  A 41 cm (= 94 carreiras) do início, reserve os pontos em agulhas auxiliares. 

Juntando Frente e Costas:
Coloque na agulha os 34 pontos da frente direita, monte 80 pontos (cava direita), coloque os 76 pontos das costas, monte 80 pontos da cava esquerda e coloque os 34 pontos da frente esquerda. Trabalhe todos os pontos em ponto barra 1/1 por 10 cm (= 28 carreiras).  Em seguida faça a pala.


Gráfico: 

Fazendo a Pala:
Com os 304 pontos que estão na agulha (156 pontos das costas, ombros e os 74 pontos de cada lado da frente) trabalhe 1 carreira da seguinte maneira: * 1 meia, 2 pontos juntos em meia *; repetir de * a * até o final da carreira. Trabalhar em barra 1/1 sobre os pontos obtidos por 7 cm (= 20 carreiras).

 Em seguida, trabalhar 1 carreira da seguinte maneira: * 1 meia, 2 pontos juntos em meia *; repetir de * a * até o final. Trabalhar em barra 2/2 sobre os pontos obtidos por mais 3 cm (= 9 carreiras). Remate acompanhando o ponto, sendo, meia sobre meia e tricô sobre tricô.


Acabamento:
Fechar os lados.
Levantar 60 pontos ao longo da beirada do lado direito da abertura do decote e trabalhar em ponto meia durante 1 cm (= 3 carreiras), fazer 1 carreira de passa-fitas (1 laçada, 2 pontos juntos) durante toda carreira. Prosseguir em barra 2/2. A 3 cm  (= 9 carreiras) do início, remate acompanhando o ponto. 

Fazer o mesmo ao longo da beirada do lado esquerdo. Sobrepor a tira do decote do lado direito à do lado esquerdo e prender na base da abertura com pontos invisíveis.
Aqui você pode fechar o decote até a altura que desejar. Como não queria muito decotado eu praticamente fechei todo o decote com costura.
Então o colete fica prontinho para se usar ou, como no meu caso, dar de presente. 

E esse é o colete que Fiz
Beijos e bom tricô.
Va.

Um comentário:

  1. Eu gosto muito de tricô, mas com esse calor não dá...rs. Só no inverno que pego pra fazer. Uso até na decoração da casa. bj http://penseantesdefazer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir