Perguntas 02 - Motivação

Oii Meninas, o dia está corridoooo ...

Voltando às perguntas sobre emagrecimento


Pergunta 02 - por Patty - 
Como vocês conseguem? 
Acredito que a Patty quis dizer com relação a se manter motivada para o emagrecimento. 

Va: Descobri porque eu queria emagrecer e isso já me bastou como motivo para continuar o  emagrecimento.

A resposta de hoje é assim simples mesmo.. Não tem uma regra mágica para motivar todas nós, cada uma tem que buscar o por quê quer emagrecer e manter esse porque em mente. Claro que durante o processo de emagrecimento nós vamos aprendendo coisas que nos motivam mais e coisas que nos motivam menos. Manter as coisas que nos motivam mais obviamente nos ajudará no emagrecimento, enquanto as que nos motivam menos essas penso que devem ser deixadas um pouco de lado.

Exemplo (de coisas que me motivam ou não) nos exercícios:
Eu não sinto motivação de ir à academia e malhar como a maioria das pessoas fazem. Academia (tradicional) pra mim é algo meio indigesto. Se for academia de natação eu até gosto, mas é cara e não tá rolando rsrsrs.
Então, como a natação não está dando, me motivo a fazer os exercícios tradicionais assistindo Biggest loser, conversando com vocês, me motivo também com o dia lindo e aí aproveito para me exercitar ao ar livre..

Exemplo (de coisas que me motivam ou não) na alimentação:
Sinto vontade de comer aquelas comidas gostosas, mas sempre que como dessas comidas sem adaptação fico desmotivada, normalmente porque passo um pouco da quantidade e por essas comidas serem beeeem calóricas.
Como me motivo sem excluir do cardápio aquelas comidas gostosas? Simples, faço adaptações nas receitas e isso me motiva. Hoje temos uma grande quantidade de produtos que nos ajudam a diminuir as calorias dos pratos sem perder sabor. Exemplos - Em pratos doces utilizo na maior parte da receita o adoçante e pouco de açúcar, num molho branco salgado troco parte da maizena pela goma xantana, em alguns pratos não é necessário adicionar óleo.... enfim, adaptar receitas e ainda assim comer coisas gostosas é possível!

Portanto, minhas dicas para se manter motivada é:
- Descubra o por quê que quer emagrecer;
- Mantenha esse porquê sempre em mente;
- Aproveite as coisas que te motivam;
- Deixe um pouco de lado as coisas que não te motivam tanto;
- E não "cultive" coisas que te deixam pra baixo.

E vocês Meninas? Me contem como vocês se mantêm motivadas.  Deixem suas dicas!!

Bjoss Va.

Sobre a autora: Serva do Senhor Jesus, publicadora na web e nas horas vagas artesã. Google Plus | Facebook

16 comentários:

  1. Acho que quando a gente ker de coração, a gente busca.. corre atrás.. e merece... mas tem ke se jogar pra valer... fazer acontecer.. pq nada vai cair do céu.. e o ke vem fácil..vai facil... bjoooooooo

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas! É sempre bom estar perto do que te motiva, te traz força! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Nossaaaa, amei esse post! Pois é, Va, concordo com você. Quando eu comecei a ler o livro Pense Magro e, refletir sobre os meus motivos para emagrecer, ficou muito mais simples me dedicar.

    Acho que a motivação vem de dentro da gente mesmo... do quanto você quer aquilo e porque.

    Aproveitando que você comentou que não faz academia, gostaria que me sugerisse posts seus referente AF em casa. Como são seus treinos? Você faz aeróbio + musculação? Quantos dias na semana e por qual período? Desculpe encher de perguntas, mas é que eu tive que parar de ir à academia essa semana ($$), mas estou pesquisando coisas para fazer em casa e ao ar livre, sabe?

    Me preocupa também o verão que está chegando... há dias está um calor insuportável aqui em sampa e eu passo um mal danado. Sinceramente, nem sei direito por onde começar. Estou traçando um plano para iniciar as atividades, mas por enquanto, tudo em fase de experimento, amiga hehehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Cíntia,
      Dos exercícios eu estou publicando aos poucos aqui no blog. Aos poucos pq falta tempo para me dedicar mais aqui ao blog.
      Esses exercícios estão disponibilizados no marcador Exercícios e tem alguns no marcador Desafios, daqueles desafios Af que criei...
      Sim faço aeróbio e musculação. Aeróbio eu gosto de corridas e dança (de vídeo-game), mas últimamente tenho feito apenas caminhadas.
      Na corrida cerca de 30min, na dança de playstation2 cerca 90min e caminhada cerca de 60min. Costumo fazer corrida + caminhada, quando brinco com a dança eu não corro nem caminho e raramente faço a série de localizadas e musculação pq fico muiiito cansada kkk.
      De musculação e localizadas: glúteo, bíceps, tríceps, flexão de braço, ombros, costas, peito, abdominal 90°, abdominal elevação de pernas, adutores e abdutores (Fecha e abre pernas). Talvez tenha esquecido de algum... Mas basicamente são esses. Costumo fazer 3 séries de 20 repetições em cada um desses. Pra fechar essas séries levo quase uns 25min, gosto de fazer no modo circuito.
      Procuro fazer exercícios de segunda a sexta, deixando o final de semana para descanso. Últimamente não tenho podido fazer muitos exercícios o tempo está bem curto, então tento fazer pelo menos 2 vezes na semana.

      O calor tb me atrapalha um pouco. Tento treinar nas horas mais frescas do dia, ou de manhã bem cedo tipo 6 da manhã ou de noite. Mas de noite no verão é sempre muito abafado aqui, então o jeito é pular cedo da cama. rsrs.
      Pros dias quentes indico tb tomar muita água e se possível fazer uns geladinhos (acho que em Sampa chama sacolé), os geladinhos são sucos light de pacote mesmo(pq tem conservante)e encher uns saquinhos e colocar no freezer ou congelador aí depois que congelar pode tomar como se fosse um picolé. Refresca e dependendo do suco que vc use tem poucas calorias ou nenhuma. respondi tudo? Bjos Va
      http://justva.blogspot.com.br

      Excluir
    2. Nossa, Va, amei as dicas! A ideia do geladinho é bem legal também, vou fazer, sim. Obs.: aqui em sampa a criançada chama de "gelinho".
      Vou dar uma olhada na sua tag sobre AF e Desafios. Muito obrigada :)

      Beijo.

      Excluir
  4. nossa, valeu a pena vir aqui e ler isso... motivÇÃO é mesmo um de cada um....
    beijos e linda noite.....

    ResponderExcluir
  5. Oi Va,
    estou retribuindo sua visitinha!!!kkk
    Primeiro queria dizer que você é uma inspiração para quem está de dieta, nossa 26 kg é excelente, parabéns!!!!
    O que me motiva nos exercícios é saber que meu condicionamento físico está melhorando...quando comecei não conseguia correr nem 5 segundos seguidos agora já consigo 5 minutos, isso já me motiva.
    No caso da comida eu tento ficar na dieta 90% da semana os outros 10% eu como alguma coisa fora da dieta, porque se não eu acabo desistindo e voltando ao ponto zero!!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Ana, a sua estratégia é muito boa. Ahh e como é bom ver o nosso condicionamento melhorando. Continue e em pouco tempo já não sentirá dificuldades devidas ao condicionamento para correr. Obrigada pelo apoio e seja Bem vinda!! Bjos Va
      http://justva.blogspot.com.br

      Excluir
  6. Oi Va, eu estou sempre lendo as minhas vantagens de ser magra e meus cartões de enfrentamento do livro "Pense Magro", além de sempre me dar créditos pelas minhas boas decisões. Mas devo admitir que o que me ajuda mesmo a manter a motivação é estar resolvendo meus desbalanços emocionais com a psicoterapia. Sem a terapia eu não teria conseguido chegar nos resultados de hoje.
    Coloquei o post da sopa cremosa de palmito. Quando quero fazer sopa cremosa, o que eu faço é pegar o ingrediente principal da sopa e bater no liquidificador com um pouco da água do coziemento e uma ou 2 colheres de sopa de farinha. Daí eu retorno este conteúdo para a panela e espero engrossar até que bastante água tenha evaporado e a sopa vire um creme. As sopas-creme de verdade levam creme de leite, mas eu evito, e quando muito, uso um pouco de leite desnatado na receita.
    Para a sopa de palmitos, clique aqui:
    http://buscandoequilibrio.wordpress.com/2012/09/13/receita-sopa-cremosa-de-palmito/

    Beijocas e excelente dia! :-)
    Carla pancha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh Pancha o que posso falar de ti? vc é um exemplo de persistência e motivação!
      Gostei da sua receita e como já comententei no seu blog- eu já testei só que com cenoura, nabo e goma xantana no lugar da farinha... uhmmm ficou delícia srsrsr. obrigada!! Bjos Va
      http://justva.blogspot.com.br

      Excluir
  7. Que legal seu post Vá!
    Olha amiga, na academia, o que me motiva são as aulas de sala. Odeio musculação. Sei que é boa pro corpo, mas não faço.
    Também fiz amizades e isso me motiva ir pras aulas.
    Na alimentação, ainda sou meio relaxada sabe, mas estou tentando me controlar cada vez mais. Encontrei prazer em me alimentar melhor, porque não sinto aquele incômodo de estar sempre com a "barriga cheia" rs

    Beijo querida e bom final de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, As amizades (daqueles com o mesmo propósito) motivam muito. Na minha cidade as pessoas não são muito de falar umas com as outras e fica díficil fazer amizades assim. Eu acho super válido amizades de academia e as aulas ficam realmente mais divertidas. Uma ótima dica a sua. E sobre a alimentação fico feliz que vc tenha encontrado o equilibrio de não ficar de "barriga cheia" e nem de "barriga roncando", o meio termo além de ser mais saudável também nos deixa mais animadas.. parabéns!! Bjos Va
      http://justva.blogspot.com.br

      Excluir
  8. Adorei o post!
    Esse seriado The biggest loser é muito bom e motivador, adoro assistir quando da tempo rsrsrs

    Posta mais fotos do antes e depois, me motivo bastante com isso, ver que isso é possivel com meros mortais rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Karine, pode deixar vou preparar mais fotos do antes e agora...em breve.. Bjos Va
      http://justva.blogspot.com.br

      Excluir
  9. Va querida, to de volta!! :) vou ficar por dentro das novidades...bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Glydi, que notícia boaa!! Bem vinda novamente!! Bjos Va
      http://justva.blogspot.com.br

      Excluir

Google+