Colete feminino de tricô - Colete Charmosa

Oii Meninas, como vcs estão?

Vim para mostrar um colete de tricô que fiz para mim. Já está pronto tem um tempinho, mas como ainda não tinha mostrado pra vocês eu resolvi que hoje iria mostrar. Resolvi chamar o colete de Colete Charmosa, rssrs.... eis o colete:
Colete Charmosa.
Para fazer o colete usei:
2 novelos da lã super bebê da cisne (restinho que tinha);
1 agulha circular de tricô número 4;
1 par de agulhas reserva de  tricô número 4;
1 par de agulhas de tricô número 4,5
1 alfinete de fralda para auxiliar no motivo de trança;
1 agulha de crochê número 3 e
1 agulha para costura.

Fiz o colete em partes separadas:
Primeiro fiz a parte das costas em ponto meia e depois fiz a frente em ponto meia com o motivo de trança no lado esquerdo.

As costas:
Coloquei 90 pontos nas agulhas de tricô número 4,5. Tricotei por 5cm em ponto de barra 2 meia e 2 tricô. Passei para o ponto meia e tricotei até chegar aos 39cm de altura. Para a cava arrematei a cada 2 carreiras 2 pontos por 4 vezes, fiz isso dos dois lados (para se ter cava nos dois braços) e subi reto até os ombros, chegando assim aos 59cm de altura. Passei todos os pontos para a agulha reserva e deixei a espera para costurar com a frente.


A frente:
Coloquei 90 pontos nas agulhas de tricô número 4,5. Trabalhei por 5cm em ponto de barra 2 meia e 2 tricô. Tricotei 3 carreiras em ponto meia, em seguida contei 16 pontos da borda esquerda e fiz 2 pontos tricô, 9 pontos meia e 2 pontos tricô (inicio do motivo de trança tripla) o restante da carreira em ponto meia. Continuei em ponto meia e ponto de trança até chegar aos 39cm de altura. Para a cava arrematei a cada 2 carreiras 2 pontos por 4 vezes, fiz isso dos dois lados (para se ter cava nos dois braços) e subi seguindo os pontos meia e motivo de trança. Aos 46cm de altura dividi o trabalho ao meio e de cada lado do decote, arrematei 20x1 ponto até alcançar 59cm de altura. Ao mesmo tempo continuei com o trabalho de trança até que eu chegasse a altura dos ombros com 59cm de altura.
Depois costurei as partes da frente e das costas com costura invisível.

O Motivo de trança. Aprendi e segui como diz no: 
http://trico-croche.alienstore.com.br/trico-croche-31-como-fazer-trancas-triplas-no-trico.html
Gostei deste pois me ajudou (e ainda ajuda) muito em dúvidas básicas do tricô e também do crochê.

O Decote:
Para o decote levantei 94 pontos com a agulha de tricô circular número 4 e trabalhei por 10 carreiras em ponto de barra 2 meia e 2 tricô. Arrematei e fiz o acabamento com ponto baixíssimo em sentido contrário.
Queria uma gola aberta e por isso não costurei as pontas. Percebi que poderia ter colocado mais alguns pontos no decote para ficar mais confortável de colocar. A gola acabou ficando um pouco apertada, mas dá para usar e até gostei porque ela lembra uma gola japonesa. rsrs
Detalhe do colete: decote e a trança tripla.

As Cavas:
Com a agulha de tricô circular número 4 levantei 106 pontos para cada cava, e tricotei por 5 carreiras fazendo o ponto de barra 2 meia por 2 tricô. Arrematei e fiz o acabamento com ponto baixíssimo em sentido contrário.
Detalhe do colete: levantando os pontos da cava com a agulha circular.

Gostei do resultado. O colete ficou com toque bem agradável, a lã é bem leve e a trança ficou bem charmosa. Um colete simples, prático, bonito e quentinho.
Fica aqui mais uma das minhas criações. Não segui receita para o colete, mas segui para o motivo de trança tripla de tricô. Deixo a minha receita aqui pra vocês.
bjos Va.

Sobre a autora: Serva do Senhor Jesus, publicadora na web e nas horas vagas artesã. Google Plus | Facebook

8 comentários:

  1. LINDO!
    ADOREI!
    não sei tricô... pena! aí está uma coisa que adoraria aprender... mas tenho sérias dificuldades!!! parece que tenho duas mãos esquerdas quando tento. kkk
    xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena Adriana. Realmente o tricô no início parece muito difícil e só com o treino a gente pega o jeito. Eu ainda demoro muito para fazer uma peça e algumas vezes ainda tenho que desmanchar um pedaço e consertar erros. Mas não desanima não, continua tentando!
      Tem um site que me ajuda em muitas dúvidas e tem muitas receitas de tricô, eu uso ele.
      O site de tricô e crochê é: http://trico-croche.alienstore.com.br/.
      bjos Va.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Obrigada Bruna e seja bem vinda!
      Bjos Va

      Excluir
  3. Oiiiii,

    Voltando ao mundo dos blogs, aproveitei para fazer uma visita.

    Desejo um ótimo inicio de ano a nós

    http://segundaeucomecooficial.blogspot.com.br/

    (`'•.¸(`'•.¸¸.•'´)¸.•'´)
    «`'•.¸.¤¤¤¤¤¤¤.¸.•'´»
    «`'•.¸.¤(\__/)¤.¸.•'´»
    «`'•.¸.¤(=':'=)¤.¸.•'´»
    «`'•.¸.¤(")_(")¤.¸.•'´»
    «`'•.¸.¤¤¤¤¤¤¤.¸.•'´»
    (¸.•'´(¸.•'´`'•.¸)`' •.¸)'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Fram, seja bem vinda de volta. tenha um ótimo ano também.
      bjos Va.

      Excluir
  4. Oi querida!
    Nossa como vc é prendada!! Meus parabéns! Ficou lindo!!
    Eu também gostei de fazer alguma coisa, mas confesso que não tenho muita paciência e pra trico não levo jeito mesmo!kkk
    Quando estou muito afim faço um crochezinho ou ponto cruz! Mas ficou de mais esse colete! Meus parabéns! E vc melhorou bem??
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrsrs, obrigada.
      No calor realmente fica mais complicado de tricotar com lã, mas é como eu disse ali em cima (pra Adriana), não desiste não, no início é difícil e a gente perde a paciência porque erramos muito, mas depois que pegamos o jeito no tricô tudo melhora e a gente passa até a gostar. Eu não gosto muito do crochê, mas acredito que é porque eu não sei fazer direito, rsrrs. Já o ponto cruz eu gosto de fazer também.
      Da lesão? estou no processo de recuperação ainda, mas já muito melhor que 1 mês atrás.
      bjoss Va

      Excluir

Google+