Desafio 30 day Shred da Jillian Michaels - testado e reprovado!

Oiiii,

Infelizmente hoje a notícia não era a que esperava dar.. não posso continuar o desafio e também não recomendo fazer este desafio. ):  É isso mesmo, fui obrigada a parar o desafio 30 day Shred da Jillian Michaels.

Quero deixar um alerta para quem estiver tentando essa série: "cuidado, é uma série puxada. Eu tive lesão na costela, meu esposo teve lesão no ombro. O tempo de recuperação é normalmente lento".  Sinceramente não recomendo essa série, existem séries melhores e acho que a caminhada seja o melhor exercício para quem não quer encarar a academia.
Não sou contra os exercícios da série eu até gosto deles, mas o ritmo e as sequências apresentadas no 30 day shred não são tão boas assim e podem causar lesão.

Eu explico o que me obrigou a parar com a série:
1° - Fortes dores no lado superior direito do abdômen, região do fígado. No exame médico a constatação foi de lesão numa membrana da costela.

2° - É a segunda vez que tento esse desafio e é a segunda vez que fazendo essa série acabo sentindo o  lado. Na primeira vez achei que tinha feito algo errado ou outro fator seria o causador da lesão, mas dessa vez pude perceber que não fiz nada errado e também as datas das lesões foram parecidas (por volta do 6° dia da série). Sabendo disso, não posso continuar.

3° - O tempo de recuperação da lesão, da última vez que tentei a série, foi de aproximadamente 6 meses sem poder fazer exercícios mais intensos. A série portanto não tinha ajudado em nada, aliás só atrapalhou meus planos de voltar a correr.

4° - Lesionar o fígado é algo muito sério. O fígado é um dos órgãos mais importantes na digestão. Ele tem a função de metabolizar e armazenar os nutrientes, que só ficam prontos para serem absorvidos e utilizados pelo corpo após passarem por ele. Uma deficiência do fígado pode colocar em risco a saúde e até a vida. Portanto, nada de continuar forçando a barra em cima do fígado. (Atualização: Constatei, depois desta publicação, com exame médico que a lesão não era no fígado e sim na costela. Menos mal.)

5° - O Dipi me aconselhou a parar com a série e me fez ver todos esses motivos que de certa forma não queria acreditar ou não tinha percebido antes.

Enfim, a série foi testada e para nós (eu e dipi) não resultou no que esperávamos.
Um grande abraço Va.

9 comentários:

  1. Oi Va, nunca tinha ouvido falar em lesão no fígado por AF!!! Deve ser mesmo bem sério, hein? Desejo que vcs fiquem 100% logo!!! Um bjo e bom fim de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Rachel,
      Pois é eu também não sabia de lesões no fígado por exercícios. Mas o fato é que acontecem, não são tão comuns porque algumas pessoas são mais suscetíveis que outras a ter esse tipo de lesão.
      O fígado fica mais suscetível a lesões quando ele está sendo muito requisitado.

      No meu caso os hormônios estão um pouco alterados por eu estar acima do peso 80kg. Somente os hormônios alterados já podem prejudicar o fígado e o ritmo dos exercícios dessa série é puxado, fazendo o fígado se esforçar bastante. Mas acredito que essa série 30 Day Shred foi a principal causa dessa lesão no meu fígado. O que me faz pensar assim é porque: quando eu pesava 95kg eu corria entre 2km e 3km, fazia série de abdominais e também série de musculação, meus hormônios estavam muito mais alterados e eu não tive lesão no fígado. Esses exercícios também eram bem puxados, ainda mais quando se está tão acima do peso como eu estava.

      E é desta forma que posso dizer que essa série 30 Day Shred foi reprovada e foi em principal ela que prejudicou meu fígado, pois já tinha feito outras séries de exercícios do tipo e junto com corrida e não tinha tido lesão no fígado. Até bjos Va.
      http://justva.blogspot.com.br/

      Excluir
  2. Oi querida!
    Estou chocada com seu post! É muito triste ler isso após ver o quanto vc estava animada!
    Você já procurou um médico? Va, não fica na dúvida! Vá até um médico e veja certinho o que precisa ser feito para curar isso por completo!
    Também, não deixe que isso venha a lhe abater! Você estava repleta de força de vontade e não permita que isso se perca! Entendo que este não será o melhor momento para as atividades, mas existem dietas saudáveis que pode fazer para continuar a ver a balança descendo sem lhe prejudicar.
    Você já ouviu falar na dieta das 3 horas? Existem livros sobre ela, é um estudo e o propósito é de comer pouco mas de três em três horas regradamente para que seu metabolismo mantenha-se sempre acelerado. Parece um clichê, mas não é! Eu já fiz por um tempo e realmente funciona! Coloque despertadores se for o caso para que de três em três horas você se lembre de comer alguma coisinha. Não é preciso restrição de alimentos, somente cuidar da quantidade visto que vai estar comendo a todo o tempo, e como óbvio, é interessante sempre dar preferencia aos alimentos mais saudáveis. É possível, perder cerca de um quilo por semana.
    Tenta linda! vai continuar vendo a balança descer sem comprometer sua saúde e podendo manter o tratamento para o fígado! Quero continuar te vendo firme e animada!
    Força!
    Conta comigo!
    Fica com Deus!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii,
      Eu continuo animada, talvez nem tanto quanto antes, mas ainda animada.
      Eu já procuro me alimentar de 3 em 3h, nem sempre consigo rsrs. Antes quando comia regradamente e de 3 em 3h eu vi resultados também, e acho que foi o fator principal na perda de peso que tive de +/- 25kg.

      Agora realmente não posso fazer nada de atividade física puxada, somente caminhada e bem de leve. A caminhada já ajuda muito e já ouvi de pessoas emagrecerem apenas caminhando. O meu erro foi querer algum resultado mais expressivo em pouco tempo como essa série prometia.
      A alimentação eu estou tendo que cuidar mais: sem frituras, sem gorduras, quase nada de chá e café, muita gelatina, comer fígado (só de vez em quando porque eu não gosto), muita fruta, bastante líquidos, sem refris e sem bebidas alcoólicas que pra mim não fazem falta.
      Não posso tomar nenhum tipo de remédio ou vitaminas para não forçar o fígado. Normalmente não tomo nada de remédios mas com a dor tenho tido vontade de tomar algo pra passar a dor, mas não posso.
      Obrigada pelo carinho. bjos Va.
      http://justva.blogspot.com.br/

      Excluir
    2. Muito feliz de ver você de volta!
      Precisa se cuidar mesmo! E calma que todo mundo tem seu tempo e tudo sua hora, se agora é hora de andar muito devagarzinho, respeite isso para que se recupere em tempo e em breve esteja correndo! Não respeitar este limite de tempo que seu corpo precisar pode fazer com que depois as coisas demorem ainda mais, então continue se cuidando!
      Eu, apesar de estar seguindo uma dieta que não exige, também estou tentado me alimentar de 3 em 3h, às vezes não da mesmo, mas com certeza temos ótimos resultados com isso!
      Força linda!
      Papai do Céu ta com você! Logo estará tudo bem e 100% recuperada!
      Beijinhos

      http://diariodeumaqseexgordinha.blogspot.com.br/

      Excluir
  3. Querida cadê você? Como esta esse fígado?
    Dê notícias! Vocês sumiu e estou preocupada!
    Fica com Deus! Se cuida! Beijijnhos

    http://diariodeumaqseexgordinha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrsrsrs, pois é dei uma sumidinha. Estou melhorando e aos poucos as dores estão diminuindo..
      Obrigada pelo carinho. bjos Va.

      Excluir
  4. Nossa! Que ruim!! Fazer exercícios sem orientação é complicado mesmo. Eu estou fazendo a série a 8 dias e não tive problema nenhum.
    Mesmo com os exercícios sendo puxados eu nunca fui além do meu limite (quando não dou mais conta de algum exercício paro no meio rsrsrs) e dou uma pausa sempre de 10 min em 10 min para respirar e tomar água. Também parei domingo para descanso (e pretendo continuar parando).
    Imagino que assim os resultados não sejam tãaao rápidos como poderiam, mas já sinto a diferença (principalmente abdomem, costas e pernas).
    Nestes 8 dias não perdi nenhum quilo, mas estou ficando bem tonificada.
    De qualquer forma, vou ter cuidado mais que redobrado agora. Obrigada pelo alerta e espero que você e seu marido estejam muito bem, Va!!! Grande beijo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana, pois é. O ruim é que tentei fazer direitinho os exercícios.. a única diferença é que eu não dei pausas grandes nos exercícios, estava tentando fazer como a Jillian indicava. Enfim, fico feliz que esteja dando certo para você. É muito bom estar sentindo as mudanças no corpo não é mesmo. Parabéns, cuide direitinho e vai dar tudo certo ! Grande abraço Va.

      Excluir