Como comecei a correr?

Oi Meninas

A Lu do http://queremossergostosas.blogspot.com/ fez umas perguntas bem pertinentes há alguns dias. E vou explicar pra vocês, pois sei que muitas também querem saber. As perguntas da Lu foram: Como vc "aprendeu" a correr 1,5km? Como foi esse processo? Dói a batata da perna? Tem alguma dica pra mim?

Respondendo:
Pois é gente. Eu só fiz essa marca de 1,5km um único dia e só fiz porque não tinha feito os tiros de corrida/caminhada de 400m/100m por 5 vezes.

Mas explicando sobre como comecei.
Comecei com caminhadas de 3300m. Quando achei que a caminhada já não estava sendo suficiente comecei a corrida. No 1° dia de corrida fiz a caminhada de 3300m e depois a corrida direta de 600m. Não recomendo a corrida direta pra início, pois sofri demais nesse dia. Depois desta corrida no 1° dia tive febre local e dores horríveis, meus pulmões também sofreram (sou um pouco sensível kkk).
No dia seguinte fui lá correr novamente, mas decidi fazer um pouco diferente. Fiz a caminhada de 3300m e depois comecei com tiros de corrida/caminhada 200m/100m, ou seja, 200m correndo e 100m andando, fiz 3 tiros deste e não fiz a corrida direta. Acostumando com essa série fui aumentando até chegar a 7 vezes 200m/100m = 1400m/700m ainda sem a corrida direta. Quando passei a fazer a caminhada de 3300m + a série de 200m/100 por 7 vezes de forma +/- tranquila mudei novamente a série.
Passou então a ser: caminhada de: 3300m seguido de: corrida/caminhada de 300m/100m por 5 vezes = 1500/500. Eu não queria diminuir o total que era de 1400m/700m da série anterior. E no final vendo que tinha como fazer mais, iniciei a corrida direta já de 600m (não tive os problemas com o pulmão como antes). Quando acostumei da série de caminhada 3300m + corrida/caminhada 300m/100m x 6 + corrida direta de 700m, passei a nova e atual série.

Série atual: caminhada 3300m, corrida/caminhada 400m/100m x 5 e corrida direta de 1100m. A corrida direta ainda varia um pouco de acordo com o cansaço.

Quanto as dores: Sim dói. kkk. Mas se parar e pensar: caminhar num ritmo forte também dói, não dá pra ficar com medo da dor. E depois de um tempo a dor para ou pelo menos diminui muito. Os músculos que eu sinto são: as canelas(tibial anterior), as panturrilhas ou batatas da perna (grastrocnêmio), bumbum (glúteos)e por incrível que pareça os músculos da barriga (abdomem)também doem.

Por que sentimos dores?
Ué estamos exercitando nossos músculos kkk. Quando nos exercitamos as fibras musculares se rompem e isso, em poucas palavras, é que faz o seu músculo crescer e se fortificar. Com um tempo de treinamento os músculos vão se fortificando e as dores vão diminuindo pq vai diminuindo o rompimento de fibras. Não sei se param, os meus ainda estão crescendo kkk.

Dicas: nossa o que posso dizer?
Bem, comecem num ritmo lento de corrida, escutem o corpo, não forcem demais para não terem uma lesão. Achei melhor o método trecho de corrida por trecho curto de caminhada, pois aumenta a resistência. Funciona pra mim. Façam alongamentos, tomem água para hidratar, consumam mais frutas, verduras e legumes. Se forem comprar um tênis prefiram os que tem algum amortecimento e testem na loja. É só dar uma corridinha que você já vai ter uma idéia boa da qualidade do tênis (eu comprei um da kalenji de R$59,90 e é ótimo). Acho que é isso!

Ah só pra constar: minha corrida não é rápida, parece mais um trote que corrida. Mas pra quem não fazia nada um trote já é uma corrida.

Meninas qualquer dúvida ou sugestão é só deixar um comentário.

Bjos lindas e um ótimo domingo!
Va

Sobre a autora: Serva do Senhor Jesus, publicadora na web e nas horas vagas artesã. Google Plus | Facebook

8 comentários:

  1. Nossa menina quanta disposição, fiquei cançada só de imaginar esses exercícios. Você acredita que eu só não sou sedentária porque optei em ir para o trabalho a pé, se não fosse isso, nem imagino como estaria pois DETESTO exercícios físicos. Um ótimo fim de semana e continue com essa força. Beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. Heei, calmaa la amigaa ! Não co de toma suco de abóbora com jiló nãao. kkk, Por favor, não faça isso ! rsrsr
    Eu falei da abobora cozida com jiló ! O suco eu nunca tomei, e nem tenho vontade, kkkk

    Sobre a corrida, é sempre bom procurarmos um médico antes, para saber como começar !


    Beijooos

    ResponderExcluir
  3. Oi Va, caraca, quanto fôlego! Eu corro dois metros e pode chamar a ambulância! Que vergonha!

    Minha maior vontade em relação à atividade física é conseguir aquelas corridas estilo comercial da Nike, sabe? rs

    Meniiiiina saiu um creme de abóbora aqui em casa, que vou te contar! Que delícia foi aquilo!

    Beijocas!!!

    ResponderExcluir
  4. OI VA , AMIGA VOU TE CONFESSAR QUE SOU LOUCA DE VONTADE PRA COMEÇAR A CORRER , MAIS PRA MIM AGORA NÃO DÁ , MAIS NAS FERIAS VOU ME ARRISCAR A SE VOU , CAMINHADA AS VEZES QUANDO ME SOBRA TEMPO EU FAÇO DA QUASE 5 KM D´FAÇO EM 1 55 MINUTOS , AMO CAMINHAR SE PUDESSE ESSA SERIA MINHA AF DE TODO DIA , MAIS COMO NÃO DA FAÇO ERGOMETRICA MESMO , PORQUE É EM CASA E ME POUPA TEMPO DE SAIR RSRSR BJS ATÉ +

    ResponderExcluir
  5. Oi Va!
    Agora não corro, mas assim que cheguei por aqui comprei um tenis proprio pra corrida e ai sim é mesmo uma delicia! Eu corria alguns minutos e intercalava com caminhada... o importante é não esquecer do alongamento, tomar muita água, comer banana para evitar caimbras e claro, respeitar seus limites.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  6. Val, Amanhã inicio na academia, espero que logo logo esteja correndo igual a você :)

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Oie Querida!
    Queria muito correr,mas tenho problema com joelho,uma lesao no menisco ainda nao posso:(
    Admiro muito quem corre,excelente atividade fisica!
    Excelente semana pra Vc
    Bj no coracao!

    ResponderExcluir
  8. Ohhhhhhhh amiga =)

    Quanta dica legal... pode ter ctzzz que vou segui-las!!
    Muuuito obrigda, viu =)

    Bjaoooo

    ResponderExcluir

Google+