Bolo nega Maluca, receita adaptada Light.

Oi Meninas,

Aqui está tudo bem, mas com muitas coisas pra fazer em pouco tempo, só pra variar kkk.

Essa semana eu e o Dipi adapatamos a receita de nega maluca tradicional para uma receita light. Pensando já no bolinho de aniversário do sobrinho. Vou compartilhar com vcs, nossa receita e nossas descobertas!
Receita adaptada bolo Nega maluca light: 
25ml de manteiga (derretida) = 168kcal;
1 ovo = 80kcal;
1 xícara de farinha de trigo (129g que equivale à marca de 200ml) = 374,4kcal;
27 gotas adoçante líquido tipo zero cal transparente = 0kcal;
1 medida (micro colherinha) adoçante em pó de aspartame (usamos o finn) = 4kcal;
1/2 xícara de nescau tradicional (52g que equivale à marca de 100ml ou 4cs) = 148kcal;
75ml leite fervente = 24,37kcal;
25ml água fervente = 0kcal e
1 colherinha de fermento pra bolo = 0kcal.

A receita light rendeu 7 cupcakes (usamos forminhas de empada cheias).
O valor calórico total desta receita foi de 798,77kcal sem cobertura. Sendo em média 114,11kcal por cupcake.

A receita original de um bolo nega maluca sem cobertura tem 1890,85kcal, pra aproximadamente a mesma quantidade, visto que trocamos o açúcar pelo adoçante e o óleo pela manteiga.
A diferença entre o bolo nega maluca original e o adaptado light é de 1092,08kcal.

Vimos então, que vale a pena adaptar as receitas.
Descobrimos também que a manteiga é um pouco menos calórica que o óleo e que dá pra usar adoçante de gotinhas em bolos.

Tivemos uma discordância quanto ao doce do bolo, o  Dipi achou que ficou pouco doce (ele é doceiro) e eu achei que ficou no ponto. Bem, essa é uma questão de adaptação cada um com seu paladar. Se você é como o Dipi e gosta do bolo mais doce coloque um pouco mais de adoçante. Aliás consideramos para o adoçante os dados da embalagem: 3 gotas equivalem a uma colher de chá de açúcar e 1 micro colher de pó de aspartame equivale a 1 colher de chá de açúcar.


Essa receita é bem pouca, afinal sou só eu e o Dipi. Então nem sujamos a batedeira. Se nas suas casas forem mais pessoas façam os devidos aumentos.
É menos calórico, mas ainda assim não dá pra comer um monte.. É isso, bom apetite!

Bjão Va. 

Sobre a autora: Serva do Senhor Jesus, publicadora na web e nas horas vagas artesã. Google Plus | Facebook

7 comentários:

  1. Aiii...Aiiii.... Home!!! Queria esperimentar um...Só um... Tô com água na boca! Bjokas

    ResponderExcluir
  2. Show de bola, excelente dica. Vou fazer para experimentar. Só não vou fazer na festa da minha filha porque vou ganhar o bolo e os doces. Ficaram todos bem lindinhos. Quando faço qualquer bolo, tb coloco um pouco na forminha de empada para ficar pequenininho para minha filha levar para a escola, ela ama. Beijos princesinha ...

    ResponderExcluir
  3. que acado hein amiga....
    essa receita é ótima na fase de TPM hein...

    ResponderExcluir
  4. nossa!!A diferença de calorias é bem grande!!Pena que nao curto cozinhar!rs
    bjos

    ResponderExcluir
  5. Ficou lindo, Va...
    Beijão,
    Mel

    ResponderExcluir
  6. lindo e parece deliciosoooooooooooo
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Va!!!! Eu já disse que amei essa foto com o ursinho? Momento owwwwnnnnn....rsrsrs

    Eu adoro versão light de bolos legais! Uma dica - tem um adoçante que é próprio para ir ao forno, usa na mesma medida do açúcar! Comprei, não achei tão caro assim e é bem prático...Mas pergunta se já assei algum bolo? rsrs

    Vamos ver se me inspiro!

    Beijo beijo!

    ResponderExcluir

Google+