Flexão de Braço!

Oi Meninas,

Ontem postei sobre minha série atual de exercícios. Essa série eu não vi em um site específico, são coisas que já fiz em academia ou que aprendi quando criança (como a flexão de braço).

Algumas pessoas não conhecem alguns dos exercícios  da minha série e pediram pra que eu mostra-se como são. Mas, já tem tantos vídeos à respeito na internet que nem vou filmar como faço, então trago fotos e vídeos que já tem na rede... Vou fazer uma série de posts a respeito dos exercícios, ok? 

Hoje vou mostrar como é a Flexão de braço.
Abaixo filmes, fotos e detalhes desse exercício:

A flexão de braço é um dos exercícios mais simples e, ao mesmo tempo, pode ser um dos mais eficientes. Mesmo sendo um dos exercícios mais básicos e conhecidos, a flexão surpreende na quantidade de variações que oferece e nos resultados que traz quando bem feita.
Para as iniciantes na prática desta atividade, uma boa opção é fazer o exercício ajoelhado. Os joelhos devem ficar no chão e o resto do corpo – o peito, os ombros e o tríceps – deve se movimentar. O quadril deve ser abaixado junto com o peito e o alinhamento deve ser dos ombros aos joelhos. É bom lembrar que independente da variação, a respiração é fundamental. Ao descer inspire e ao subir expire, assim é possível fazer mais repetições sem perder o fôlego.




A flexão básica tradicional passo-a-passo (pernas esticadas)
- Deite de barriga para baixo com as mãos na altura e largura dos ombros. As palmas da mão devem estar totalmente no chão, com os dedos unidos à frente. Os pés devem estar unidos e apenas a ponta dos pés deve tocar o chão;
- Contraia o quadril e os músculos abdominais para garantir que a sua postura está completamente alinhada e reta;
- Eleve o corpo, prestando bastante atenção à postura. Cuidado para não estender os braços totalmente;
- Desça o corpo lentamente. Inspire enquanto faz isso e mantenha os braços alinhados;
- Pouco antes de tocar no chão, suba o corpo, expirando. Cuidado para não estender os braços totalmente;
- Repita os dois passos anteriores até chegar ao número de repetições que deseja.

Quantas séries fazer?
Faça o máximo que conseguir, desde que não esteja perdendo a postura. Se você sentir dificuldades para fazer poucas repetições, tente se apoiar nos joelhos em vez dos pés. Isso vai te ajudar no início e, a partir do momento em que seus braços e peito estiverem mais fortes, você vai conseguir fazer com os pés apoiados.
Para aumentar ainda mais o esforço, aproxime os braços cada vez mais. Por exemplo, fazer a flexão de braço formando um triângulo com as mãos é a que mais exige do corpo.
Ps: Atualmente eu estou fazendo 3 séries de 15 repetições (20/04/12)

Vantagens:
Ao contrário do que muitos pensam as flexões de braço não servem apenas para trabalhar o bíceps – nem mesmo apenas para trabalhar o braço. Quando bem feitas elas tem efeito direto no peitoral (grupo de músculos mais exercitados), mas também ajudam bastante em outros grupos musculares como tríceps, ombros e costas.
Outras vantagens:
• Praticidade - embora existam aparelhos que ajudam a fazer flexões – e muitos deles funcionam sim -, as flexões podem ser feitas em qualquer lugar, sem precisar de preparação especial ou de apetrechos específicos.
• Complemento para outras atividades físicas – muita gente já anda, corre ou pratica atividades aeróbicas. Isso ajuda bastante a condição cardiovascular, e também tem efeito direto nas pernas. No entanto, correr ou andar não são suficientes para manter a força e o bem-estar da parte superior do corpo – e é aí que as flexões podem ser o complemento mais simples e prático, sem precisar recorrer à academia.
• Ajuda para uma velhice saudável – o passar dos anos traz consigo uma redução natural na força muscular e na capacidade física. As flexões, quando feitas com regularidade e associadas a atividade aeróbica e cardiovascular, podem prevenir ou ao menos atenuar esta tendência. Para mulheres, elas podem ajudar no combate à osteoporose.

Fontes: 
- Vídeo youtube - http://www.youtube.com/watch?v=kHnAas-45Pk
- Imagens e parte do texto http://www.esportemulher.com.br/noticia/flexao-de-braco

É isso aí meninas.. Bom exercício!
Até o próximo post.
Bjos Va.

7 comentários:

  1. Oi Va, tudo bem?

    Menina, eu não conseguia fazer a flexão de braço e claro, ainda faço "meia boca" porque sou muito fraquinha...huahuahuaua. Mas graças às adaptações que o exercício propicia, estou evoluindo aos poucos.

    Quem acha que não vai conseguir, bobagem. É só começar devagarzinho, descendo no limite e com menos repetições. Fiz assim e aos poucos fui aumentando. Um dia vou fazer com apenas uma perna apoiada..óóóóóóó..uhauhahuauha.

    Bjosss e ótimo feriado.

    ResponderExcluir
  2. oi... legal! to precisando fazer... ta uma pelanca só aqui! hahah...
    legal a dica! vlw
    bjos

    ResponderExcluir
  3. amiga....que show...mas isso deve doer "pacaraca" (como diz aqui o RJ) kkkkkkk

    mas vou tentar!
    :)

    ResponderExcluir
  4. Oi Va, ranking publicado!! Ta quentinho la no blog, vim correndo te avisar!!! E adivinha quem ficou em primeiro.....???????
    PARABENS!!!!! :-D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eeee. obrigada. hahaha eu denovo? kkk muito bom Vivi. Obrigada pelo desafio. bjjoooo Va.
      http://justva.blogspot.com.br/

      Excluir
  5. Caracas, acho que vou sofrer hoje a noite!!! kkkkk
    Mas assim que é bom! ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ri do seu comentário kkkk. quem disse que seriam exercícios fáceis pra acabar com as gordurinhas do tchauzinho? kkkkk
      Até.. bjoo Va.
      http://justva.blogspot.com.br/

      Excluir