Como lidar com os Elogios?

Olá Meninas,  Como vão?
Por aqui está frio e com uma chuva fininha daquelas que duram dias... E estou felizzzz!! hehe

Hoje quero falar sobre: elogios.

Quero falar sobre esse assunto porque vi algumas meninas comentando.
Elas falavam que estavam tendo dificuldades de manter o peso ou mesmo continuar a emagrecer depois que receberam elogios de familiares, amigos ou conhecidos.

Meninas, muitas vezes nossos familiares (amigos, conhecidos...) querem nos agradar e por isso nos elogiam. Eles vêem o nosso esforço e admiram nossa capacidade de mudar, e isso realmente é algo para se elogiar. Mas existem alguns elogios, assim como atitudes, que realmente dificultam a conclusão do nosso projeto de emagrecer.

Querem um exemplo de elogio que nos atrapalha?  Pois, lá vai..
"Nossa, você está tão bem! Não precisa emagrecer mais. Você está ótima!"
Ok, a primeira e a última parte da sentença acima são elogios que normalmente aceitamos bem. "Nossa, você está tão bem! e Você está ótima!" Aceitamos bem essas frases porque elas não nos dão dimensão de quantidade ou da nossa visualização de um bom limite.

Agora o meio da frase é que incomoda não é mesmo?  "Não precisa emagrecer mais."
Essa frase nos dá a visualização daquele limite que buscamos. E normalmente quando ouvimos essa frase pensamos: "puxa tem sido suado eliminar esse peso, se essa pessoa diz que já posso parar, pode ser que eu possa parar mesmo..."
Tá, se você estiver no peso adequado nem vai ligar para a frase do meio ou pelo menos não terá problemas em ouvir o tal "Não precisa emagrecer mais".
Mas se você ainda não alcançou o I.M.C adequado, não encontra facilmente roupas para o seu tamanho atual e tem sempre uma barriguinha, quis ser gentil, "pulando" pra fora da calça. Você se revolta com o "elogio"  ou acaba relaxando.   Explico na pausa...

########### PAUSA ##############
Nos revoltamos se percebemos que ainda falta eliminar um pouco ou um bocado de peso até poder parar. Ou quando percebemos que nossa saúde ainda não está ideal. E quando quando nos revoltamos com alguma situação o que nós fazemos? Agimos!
Ou
Nós relaxamos porque o nosso emagrecimento estava em boa parte baseado na aceitação da sociedade (amigos, família...), e não baseado em nossa saúde e no nosso bem-estar. Meninas, temos que tomar muito cuidado com esta segunda opção porque de certa forma as pessoas já nos aceitam como somos ou como estamos, mas a pergunta é: nós nos aceitamos? Nós estamos saudáveis? e estamos realmente felizes?.
Se sim, não vejo problemas em parar e apenas manter o peso. Mas se respondemos não nas últimas 3 perguntas então, é melhor vigiarmos.
########### DES-PAUSA ##############

Muitos nos elogiam com sinceridade, mas não percebem que com alguns tipos de elogios acabam
por dificultar o fim do nosso projeto de emagrecer! E tem sempre aqueles que estão com certa inveja ou que por maldade falam coisas principalmente porque querem nos ver parar. Mas não darei ênfase a esse tipo de pessoas e recomendo que vocês também não dêem atenção à esse tipo de pessoas...

Se pararmos para pensar, alguns elogios não atrapalham apenas nosso emagrecimento eles podem nos atrapalhar em todos os aspectos da nossa vida.

Agora, como fazer para recebermos elogios e ainda assim continuarmos firmes nos nossos objetivos?
Acredito que nós devemos olhar com bons olhos os elogios, aprender a lidar com eles e aceitar aqueles que realmente fazem juz ao nosso esforço. Devemos também ter cuidado com aqueles elogios que nós sabemos que ainda não estão totalmente de acordo com as nossas conquistas. E principalmente com aqueles elogios que já nos fizeram tropecar no passado.

Meninas, vou deixar uma perguntinha a mais pra vocês.

Como vocês lidam com elogios?

Até, Bjos Va.

12 comentários:

  1. Eu sempre tive e ainda tenho dificuldades de lidar com qualquer tipo de elogio, seja ele qual for.

    Ultimamente ando escutando muito o quanto eu estou bonita magra. Nunca acho q um muito obrigada é suficiente para retribuir o elogio.

    E tb na mesma proporção, tenho escutado que já tá bom de emagrecer, q daqui pra frente, vou ficar com cara de doente. Eu nem rebato esse tipo "elogio".

    Acho q cada uma sabe o limite do seu corpo e da sua cabeça. Ainda não me sinto suficiente magra, ainda não me acho totalmente confortável nas roupas. Ainda me olho no espelho e acho q ainda devo emagrecer mais. Minha meta é entrar no tamanho 40 confortavelmente. Já entro, mas ainda incomoda.

    Muito legal o seu post.

    ResponderExcluir
  2. Oi Va! Excelente reflexao!
    Eu já tive problemas com isso também! O elogio é fundamental pra autoestima, no entanto se nao soubermos lidar com ele, de fato, ficamos estagnadas.
    Alias, esse foi um dos itens que me fez voltar a engordar em 2010, apos minha primeira experiencia com a RA (veja aqui: http://vivi-saude.blogspot.de/2011/08/por-que-engordei-lista-do-que-nao-fazer.html).
    Claro a culpa nao é do elogio em si, mas da forma como agimos ao receber o elogio!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  3. oi Vá, na verdade nunca liguei muito pro que os outros falam não!! eu acho que estou bem e só paro de emagrecer qdo realmente me sinto bem comigo mesma!! elogio é bom claro! mas sempre tive a noção real do meu corpo isso é mto importante né?? tenha uma linda quarta!! bjssss

    ResponderExcluir
  4. oi Va e ai td bem? menina esse seu post é a mais pura verdade nossaa muito bom mesmo, me vi nele, assim mesmo q acontece, a questao é q a nossa vaidade fala mais alto né!
    mas vou tomar mais cuidado sim, pode deixar!
    bjss

    ResponderExcluir
  5. Bom dia!

    Vá sempre passo por aqui, sou leitoa assídua e o post de hoje não tinha como passar sem comentar!

    Amei a reflexão, concordo com tudo que você disse e temos realmente que tomar cuidado com os elogios e principalmente dependendo de quem esta elogiando!

    Elogios massageiam o ego mais se não soubermos absorver pode pôr muito do nosso processo em risco.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. OI VA,BOM DIA!OLHA OS ELOGIOS SÃO SEMPRE BEM VINDOS,MAS TAMBÉM ACHO QUE CONFORME ELES APARECEM VAI DANDO AQUELA SENSAÇÃO DE CONFORTO E DE QUE TUDO JÁ ESTA RESOLVIDO,OU SEJA O EXTRA DE PESO.TENHO MUITA DIFICULDADE EM LIDAR COM ISSO,BEIJOS.

    ResponderExcluir
  7. Eu lido muito bem com o elogio. E tenho facilidade de perceber quando o elogio é falso. Tb sou muito exigente comigo mesmo, por isso não me influencio pelo que as pessoas dizem. Eu me vejo primeiro. Consigo me enxergar no espelho...mas conheço muita gente que sofre muito com a opinião do proximo...isso é muito ruim.

    ResponderExcluir
  8. Oi lindona
    respondendo sua pergunta:
    -Antes eu era muito criticada e alvo de piadas (dentro da família mesmo) por estar com 109kg era muito triste.
    Aí tomei minha decisão e comecei a emagrecer, já se foram quase 27kg e essas pessoas hj me elogiam muito e algumas foram correr atras tb da saúde (a maioria obesos tb).
    Minha mãe por exemplo pega e me diz: Rosana já tá bom né, vc vai ficar feia magra demais!
    Oi??
    Como assim?
    Quer dizer que estar bem é estar acima do peso?
    Não obrigada, prefiro ficar feia! kkkkk
    Eu adoro ouvir os elogios, mas nada me tira do foco de chegar aos sonhados amados e desejados 65kg.

    Um bj

    http://mundorohsa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. eu ceito bem os elogios, mas ainda teimo em simplismente em implicar com alguns, desconfiar de alguns, embora saiba que realmente mereça os parabens
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Nossa Vá eu estava pensando isso esses dias!
    O povo aqui de casa está nessa do:Pra que vc quer emagrecer mais? Tá bem assim!
    E as vezes eu acho q tá...ai me olho no espelho e NÃO TÁ!
    Atrapalha mesmooo!
    Mas eu sempre volto nas minhas fotos com 57 kgs e lembro do que eu quero!
    bjos

    ResponderExcluir
  11. é, apesar de ser um elogio as vezes eles meio que dão uma raivinha, não é?! Precisamos aprender a lidar com isso....
    Beijão,
    Mel

    ResponderExcluir
  12. Acho que sei diferenciar bem um elogio sincero e um elogio feito por educação!
    De qualquer forma, acho que eles são sempre bem vindos, porque ninguém elogia quem está parado numa situação ruim, mas cabe a gente decidir o que fazer com eles!
    Adorei seu post!
    Não some mais não!
    hehe
    beijo

    ResponderExcluir