Devemos temer à Deus?

Oii Meninas e meninos,

Ontem comecei a publicar respostas para algumas perguntas,  que me fizeram lá no blog da Vivi, mas hoje não vou responder a respeito de emagrecimento. Explico:

Na semana passada publiquei uma passagem bíblica aqui no blog. Esta passagem está no post "Dias de luta!" e neste post a Cíntia Milanese fez uma pergunta bem interessante. E é essa pergunta que vou responder hoje.

A Cíntia Milanese perguntou o seguinte: "... A única coisa da qual não compreendo é: porque deveria temer à Deus? Um pai bondoso e misericordioso exigiria isso de seus filhos?..."

Minha resposta: 
Oii Cíntia e demais amigos,
Sim Deus é bom e misericordioso conosco. Estamos no tempo da graça, ou seja, da bondade e misericórdia. Este tempo da graça foi nos dado por Deus por meio de Jesus Cristo.
Mas a bondade e a misericórdia de Deus são para nos levar ao arrependimento como diz em Romanos 2:4 "...ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento"

Esta bondade de Deus nos convida a uma vida de fé e justiça como está escrito:
"Mas o justo viverá por fé" Romanos 1:17

Ao mesmo tempo que Deus é bondoso Ele é justo e no dia do juízo o Senhor Deus agirá com justiça  cobrando de cada um conforme suas ações como esta escrito:

"O qual recompensará cada um segundo as suas obras; a saber:
A vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e incorrupção; Mas a indignação e a ira aos que são contenciosos, desobedientes à verdade e obedientes à iniqüidade; Tribulação e angústia sobre toda a alma do homem que faz o mal; ... Glória, porém, e honra e paz a qualquer que pratica o bem; ..." Romanos 2:6-10

"No dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo..." Romanos 2:16

Então, Deus julgará a todos segundo as obras de cada um e como todos pecamos seriamos todos condenados se não tivéssemos a salvação por meio de Jesus Cristo.
"Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;" Romanos 3:23

A verdadeira bondade de Deus foi ter nos amado de tal maneira que nos enviou seu filho para nos resgatar do pecado e da morte e nos dar a vida eterna.

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3:16

"Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. " 1 João 1:8-9

O período da graça sob a qual estamos hoje, que serve para nos levar ao arrependimento e o perdão cessará no dia do juízo final. E quem chegar no dia do juízo sem ter se arrependido e sem ter aproveitado da bondade e misericórdia do Senhor será julgado e condenado à 2° morte.

"Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros,  e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte." Apocalipse 21:8

Portanto, devemos temer a Deus porque ele é justo juiz e prometeu dar a paga conforme as ações de cada um. Além disso o temor a Deus é o princípio da sabedoria conforme Pv 9:10 "O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria..."

Então amigos, vamos aproveitar o período da graça e bondade de Deus para alcançar o arrependimento e o perdão de nossos pecados através da fé em Cristo Jesus para que, quando chegar o tempo do juizo, sejamos poupados e possamos estar juntos com Deus na vida eterna.

Cíntia, obrigada pela pergunta!

Um ótimo dia a todos.
Bjos Va. 

10 comentários:

  1. Amei o tema do post de hoje Va!
    Estava com saudades de passar por aqui!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. nossa, adorei, vc sabe ver a bílbia com um foco muito lúcido
    amei.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Vá..admiro muito sua fé! Sempre devemos ter fé! Eu sumi porque estou fazendo reforma em casa ha meses...está uma bagunça só aqui..mudança, reforma, extresse...mas assim que terminar tudo estarei de volta firme e forte! beijos saudades de ler seus posts e dos desafios...

    ResponderExcluir
  4. Amore, sumi porque estou de mudança e obras em casa...jaja eu volto...adoro seus posts, desafios...admiro sua fé, Deus sempre olha por nós! beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok que bom que está tudo bem. boa sorte aí com as reformas. Aguardo seu retorno. bjoos Va.
      http://justva.blogspot.com.br/

      Excluir
  5. Amei demais da conta o post de hj VA.
    Embora eu pareça "doida", despojada, bokuda e bla bla bla.. sou temente a Deus e procuro seguir a risca minha religiosidade...
    Bjs lindeza

    ResponderExcluir
  6. Oi, Va, eu fiz esse questionamento porque não consigo acreditar nessa afirmação. Na verdade, não esperava que dedicasse um post à questão, mas acho válida a reflexão.

    E já que me reportou seu ponto de vista, vou deixar aqui o meu:

    Tenho muita fé em Deus, mas não consigo depositar a mesma fé na bíblia.

    Desde que comecei a discernir as coisas, fica muito difícil aceitar por exemplo, a existência de um inferno. Há certas afirmações na bíblia que confrontam os próprios princípios de Deus.

    Toda doutrina tem os seus princípios básicos que vão fundamentando os demais princípios, em uma seqüência lógica, sabe... e algumas coisas que ouço ou leio, me reportam a um Deus "justiceiro" e tirano - coisa que sinceramente, seria decepcionante (para mim), acreditar. Porque se Deus fosse esse justiceiro, capaz de separar os filhos "maus" dos bons, estaria desmentindo uma das suas principais regras: perdão, amor e misericórdia.
    Contudo, quando deixei meu comentário, não foi com intuito de gerar uma discussão, ok? Cada uma de nós acredita no mesmo Deus, de maneira diferente. Se a bíblia está ou não certa, só saberemos quando chegar a hora, não é mesmo?

    Só sei de uma coisa, Va: Não é dado ao homem sondar a natureza íntima de Deus. Para compreendê-lo, ainda nos falta o sentido próprio, que só se adquire por meio da completa depuração do Espírito.

    Um beijo e boa semana.

    ResponderExcluir
  7. Vá, sem fé é impossível agradar a Deus! E a fé vem pelo ouvir, ouvir a Palavra de Deus.
    Muito legal vc usar esse cantinho para proclamar as boas-novas. Deus com certeza tá se agradando disso.
    Bjos

    ResponderExcluir
  8. E aí preciosa de Jesus ... tudo bem ??? Tá feliz de ser ex-gordinha ??? Com esse peso hein amada ... que benção. Vamos juntas no projeto biquíni. Para ficarmos mais lindonas. Eita palavra linda a palavra de Deus né ... amei sua resposta. De Deus amada. A palavra não volta vazia né, e isso é lindo. Grande beijo !!!

    ResponderExcluir
  9. Hum...adorei o post, essas palavras alimentam nossa alma!!!Bj

    ResponderExcluir